quinta-feira, 28 de junho de 2012

Inércia do sonhador


“O que torna um sonho impossível não é a dificuldade do sonho, mas sim a inércia do sonhador” – Autor desconhecido.

Esta frase surgiu numa conversa com meu pai e de lá pra cá tenho refletido sobre a importância de sonhar e realizar. Naturalmente que penso nos meus sonhos e também nos sonhos compartilhados pelas pessoas próximas a mim: meus pais, irmãos, amigos, clientes, minhas filhas e amigas. No imaginário das pessoas habitam sonhos de vários tipos. Sonho de Cinderela: “Casar e viver feliz para sempre” é o tipo dependente, pois o ser amado precisa estar sintonizado no mesmo sonho. “Viajar com toda a família reunida” é um sonho coletivo e complicado porque cada um vai querer um destino diferente e em datas incompatíveis. Portanto, comece pelos sonhos que você pode mensurar, ou seja, quantificar, botar preço e correr atrás para fazê-los virar realidade.

Inicie a fase do planejamento dos sonhos anotando aleatoriamente os seus sonhos numa folha de papel. Depois pense no tempo que precisará para atingi-los: sonhos que precisará de até dois anos (curto prazo), entre dois e oito anos (médio prazo) e acima de oito anos (longo prazo). A planilha Excel também pode ser sua aliada nesta hora. Você escolhe, mas faça algo. Livre-se da inércia do sonhador. Faça colunas com a “Descrição do Sonho”, o “Valor do Sonho em Reais” ou em outra moeda e o “Prazo”. Esta tabela não precisa ficar na porta de sua geladeira, porém deve ficar acessível e sob seu controle.

Seu planejamento não precisa ser algo maçante. Por exemplo: uma viagem de férias ou de lua de mel para renovação do casamento começa nessa hora. A escolha do lugar, do hotel, dos roteiros alternativos e muito mais. Tudo isso envolve pagamentos que precisam ser previstos com certa antecedência para viabilizar o projeto e torná-lo mais econômico. A passagem aérea poderá ser comprada com as milhas do seu programa de fidelidade. Caso não tenha milhas suficientes, você poderá utilizar parte das milhas e parte em dinheiro ou cartão. E se ainda não tiver programa de fidelidade atrelado ao seu cartão, ao pagar a passagem no cartão de crédito, lembre-se de perguntar se o seguro da viagem está incluído. Dica: enquanto o dólar estiver nesse patamar, acima de R$ 2,00, fuja dos sonhos ligados às viagens internacionais. E se não puder fugir (ou não quiser), muito cuidado com as compras no cartão de crédito. Encarar o cartão na volta da viagem pode se transformar num desastre financeiro.

Depois, é importante partir para a fase de acumulação de recursos: montar a estratégia capaz de compatibilizar o objetivo, o prazo, o seu perfil de risco e buscar no mercado financeiro, em seu banco, a alternativa que seja adequada à realização do seu sonho. Palavra chave: Disciplina. Boa semana.

Texto publicado na Coluna ECONOMIA - Denise Estrella

Jornal Gazeta Niteroiense - www.gazetanit.com.br
Edição Nº 45 – Semana de 23 a 29 de junho a de 2012.

Nenhum comentário: