quinta-feira, 7 de junho de 2012

FAZER RESERVA MESMO ENDIVIDADO? POR QUE?




Existem vários caminhos que podemos seguir para poupar dinheiro, mas os especialistas financeiros são consensuais numa deles: ter um fundo de emergência. Após esse objetivo, pode então atacar as dívidas e iniciar os investimentos.

O que é um fundo de emergência?

Um fundo de emergência é uma poupança com elevada liquidez (que possa ser usado de uma dia para o outro) e que não é usada para mais nada que não seja uma emergência, como por exemplo:
  • Arranjo do carro após um acidente
  • Doença súbita
  • Desemprego
  • Outros acontecimentos inesperado

Quanto devo poupar?

Aqui não existe uma resposta consensual, depende muito do risco que pretende correr.
Há quem diga que basta ter uma vez o seu salário, outros dizem que deve conseguir viver durante 3 meses sem rendimentos.
Analise a sua situação e pense no pior cenário, e depois construa um fundo de emergência que cubra esse cenário. Se tem uma profissão em alta no mercado, em poucos meses consegue encontrar emprego, mas se for uma profissão em baixa, então terá de ampliar o número de meses.
Quanto mais colocar no fundo de emergência, menos dinheiro terá para investir e reduzir a dívida, por isso deverá procurar um equilíbrio entre estes dois fatores (segurança e investimento).
Para começar um fundo de emergência só há uma forma: colocar dinheiro de parte todos os meses até atingir o que pretende.

O mais importante é que não mexa nesta conta, a não ser por causa de uma emergênciaUma boa forma de resolver os seus problemas financeiros é:
1. Fazer um fundo de emergência para 3 meses
2. Eliminar as suas dívidas
3. Aumentar o seu fundo de emergência para 1 ano


DEIXE SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO AQUI.

Nenhum comentário: