quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

COMO ORGANIZAR AS FINANÇAS DURANTE O ANO?


PARA TER UM ORÇAMENTO ORGANIZADO

Organize seu orçamento, domine seu rumo financeiro será mais fácil chegar ao final do ano com dinheiro aplicado ou com as dívidas reduzidas.


Se você tem dívidas:

Faça um levantamento de quanto você deve TUDO e trace uma meta de redução mensal, sei que muitas vezes não tem como liquidar tudo rápido como queremos, mas o importante é que cada mês a dívida seja um pouco menor do que o mês anterior.

Pague primeiro quem cobra mais juros, como cartão de crédito e cheque especial, pare de comprar no cartão, pelo menos por enquanto... até os valores serem controlados.

Parcele o limite de cheque especial e CANCELE o limite para evitar usar novamente, na pior das hipóteses baixe o limite ao mínimo possível.

Não tome empréstimo para pagar empréstimo, a exceção é empréstimo parcelado para liquidar cheque especial e cartão de crédito, desde que não use mais os mesmos.

Evite pagar o mínimo do cartão, isso é falta grave...

faça seu orçamento, use as planilhas abaixo.



Salve a planilha em seu computador: Arquivo => exportar => como .xls... pronto. faça seu orçamento

Neste arquivo PLANILHAS você tem as seguintes planilhas para usar regularmente:

Planilha mensal - onde você irá anotar seu orçamento de despesa e suas despesas realmente efetivadas para saber se está gastando dentro do previsto. estes valores você irá retirar da planilha diária.

Planilha diária - você anota todas as despesas realizada durante o dia, TODAS mesmo, desde estacionamento, gorgetas, doações, aluguel, supermercado etc... no final de cada semana ou de cada mês (fica a seu critério) você passa para a planilha mensal. É interessante que seja semanal para poder realizar ajustes e controles mais firmes se gastar mais do que o previsto.

Cartão de crédito - nesta planilha você irá anotar as compras realizadas no cartão de crédito, inclusive parcelas. O ideal é que neste período de corte de gastos você pare de comprar no cartão de crédito, por ser mais fácil, gasta-se mais. Deixe-os em casa. Se comprar anote IMPORTANTE: quando pagar as faturas do cartão de crédito não lance o total em sua planilha mensal, lance por despesa. ex: se pagou combustível com o cartão lance na coluna própria, se foi supermercado idem... e assim por diante. se pagar juros ou tarifas lance em despesas financeiras.
Não há despesa VISA, MASTER HIPER ETC, o que há são suas compras.

Anual SEM1 - Trata-se de planilha para você realizar seu orçamento anual do primeiro semestre, assim você poderá identificar o período que haverá despesas extras e preparar-se para elas como datas comemorativas (dia das mães, namorados, aniversários), matrículas escolares, renovação de seguros, troca de óleo do carro e todas as despesas que são necessárias e que geram despesas extras, se não forem olhadas com antecedência você corre o risco de usar o cheque especial para elas, mas se estiver preparado irá comprar o presente da mãe antes dos preços subirem, ter presentes interessantes e com baixo custo guardo em casa para o próximo aniversário de seus filhos e amigos, afinal tudo de última hora sai mais caro.

Anual SEM2 - idem planilha do primeiro semestre.


FAZER ORÇAMENTO É DAR RUMO A SUA VIDA FINANCEIRA.

Nenhum comentário: