quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DICAS DE COMO MANTER AS FINANÇAS SOB CONTROLE

Manter as finanças controladas e organizadas não é uma tarefa tão fácil quando parece. Mas quando as contas começam a crescer e o descontrole vai srugindo junto com as dívidas, o problema parece não ter solução. Uma dica importante dada pelos especialistas é: ao invés de pagar as contas menores, tente quitar aquelas sobre as quais incidem juros maiores, como cartão de crédito e cheque especial. Porém é importante que você coloque em lugar preferencial as dívidas de serviços essenciais, como água e luz. 
Segundo Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor de estudos econômicos da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) : “Se eu deixo de pagar a energia elétrica de casa, cortam a luz. Se não pago a escola, as crianças ficam sem a matrícula no próximo ano letivo”, diz. 
Dicas
  • Pague primeiro as contas de serviços essenciais (água, luz) e as contas que têm juros mais altos (cartão de crédito).
  • Em seguida, quite as dívidas que podem trazer dor de cabeça, como condomínio em atraso e licenciamento do veículo.
  • Preste atenção às contas que têm altas multas. Em alguns casos, a penalidade para o atraso é de 20% da dívida
  • Evite ao máximo pagar apenas o mínimo do cartão de crédito
  • Considere a possibilidade de renegociar dívidas e tomar empréstimo barato para quitar contas com altos juros
     
Reorganize-se 
Após conseguir quitar as dívidas, a primeira recomendação é fazer um orçamento que considere todas as rendas e despesas previstas para doze meses à frente, incluindo as despesas financeiras já existentes.Assim, você vai evitar o endividamento e as dores de cabeça!


Fonte: http://economia.ig.com.br

Nenhum comentário: