terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PREPARANDO PARA ORGANIZAR AS FINANÇAS NO ANO NOVO -PLANILHAS

Organize seu orçamento, domine seu rumo financeiro será mais fácil chegar ao final do ano com dinheiro aplicado ou com as dívidas reduzidas.


Se você tem dívidas:

Faça um levantamento de quanto você deve TUDO e trace uma meta de redução mensal, sei que muitas vezes não tem como liquidar tudo rápido como queremos, mas o importante é que cada mês a dívida seja um pouco menor do que o mês anterior.

Pague primeiro quem cobra mais juros, como cartão de crédito e cheque especial, pare de comprar no cartão, pelo menos por enquanto... até os valores serem controlados.

Parcele o limite de cheque especial e CANCELE o limite para evitar usar novamente, na pior das hipóteses baixe o limite ao mínimo possível.

Não tome empréstimo para pagar empréstimo, a exceção é empréstimo parcelado para liquidar cheque especial e cartão de crédito, desde que não use mais os mesmos.

Evite pagar o mínimo do cartão, isso é falta grave...

faça seu orçamento, use as planilhas abaixo.




Neste arquivo PLANILHAS você tem as seguintes planilhas para usar regularmente:

- Planilha mensal - onde você irá anotar seu orçamento de despesa e suas despesas realmente efetivadas para saber se está gastando dentro do previsto. estes valores você irá retirar da planilha diária.

- Planilha diária - você anota todas as despesas realizada durante o dia, TODAS mesmo, desde estacionamento, gorgetas, doações, aluguel, supermercado etc... no final de cada semana ou de cada mês (fica a seu critério) você passa para a planilha mensal. É interessante que seja semanal para poder realizar ajustes e controles mais firmes se gastar mais do que o previsto.

- Cartão de crédito - nesta planilha você irá anotar as compras realizadas no cartão de crédito, inclusive parcelas. O ideal é que neste período de corte de gastos você pare de comprar no cartão de crédito, por ser mais fácil, gasta-se mais. Deixe-os em casa. Se comprar anote IMPORTANTE: quando pagar as faturas do cartão de crédito não lance o total em sua planilha mensal, lance por despesa. ex: se pagou combustível com o cartão lance na coluna própria, se foi supermercado idem... e assim por diante. se pagar juros ou tarifas lance em despesas financeiras.
Não há despesa VISA, MASTER HIPER ETC, o que há são suas compras.

- Anual SEM1 - Trata-se de planilha para você realizar seu orçamento anual do primeiro semestre, assim você poderá identificar o período que haverá despesas extras e preparar-se para elas como datas comemorativas (dia das mães, namorados, aniversários), matrículas escolares, renovação de seguros, troca de óleo do carro e todas as despesas que são necessárias e que geram despesas extras, se não forem olhadas com antecedência você corre o risco de usar o cheque especial para elas, mas se estiver preparado irá comprar o presente da mãe antes dos preços subirem, ter presentes interessantes e com baixo custo guardo em casa para o próximo aniversário de seus filhos e amigos, afinal tudo de última hora sai mais caro.

- Anual SEM2 - idem planilha do primeiro semestre.


FAZER ORÇAMENTO É DAR RUMO A SUA VIDA FINANCEIRA.

5 comentários:

Marcos Aurélio disse...

Olá, Ótima essa sua planilha. Há tempos estava procurando uma dessas. E sei que me ajudará e muito a controlar minhas despesas, porque venho a muito temo no vermelho e não sei mas como controlar essa situação.
Agradeço-lhe de todo coração.

Marcos Aurélio
Granja-CE

Aldineid disse...

Obrigada Marcos Aurélio, aproveite e organize suas finanças, em breve você será investidor ao invés de devedor.
$ucesso!

leo usui disse...

Nao consegui exportar a planilha
leo usui

usui@uol.com.br

Anônimo disse...

Caiu como uma luva...

Estava pensando em reservar um tempo para montar uma planilha de gastos pra mim, mas agora não preciso mais! Adorei seus conselhos e a planilha... parabéns!Vou tentar preenchê-la todos os dias, religiosamente.

Um abraço,

Haiana Azevedo
Recife - PE

Aldineide Rios disse...

Haiana, a disciplina é o segredo do sucesso!

Obrigada.

beijos e Feliz ano novo!